A manutenção pode ser tratada como o conjunto de operações/atividades às quais objetivam a conservação do maquinário. Tal qual as condições de uso em perfeitas condições de funcionamento e, consequentemente, reduzindo o custo operacional.
Dentre os objetivos da manutenção podemos dizer que esta permite o melhor aproveitamento da máquina e maximiza a vida útil.O prolongamento da utilização das máquinas se dá por meio de lubrificação, ajustes, revisões e proteção contra os agentes que lhes são nocivos, os quais inevitavelmente estão presentes no campo.
Quais os tipos de manutenção de máquinas agrícolas?
Quando estamos falando de manutenção podemos subdividir essa prática em duas principais, sendo elas a manutenção preventiva e a corretiva.
Ainda podemos dizer que existe uma terceira manutenção a que chamamos de preditiva.
A princípio, temos que ter na propriedade operadores e técnicos qualificados e treinados, isso porque um operador que sabe o que está fazendo sabe prezar pela vida útil do implemento/máquina.
Já o técnico responsável tem que ter conhecimento do que é uma manutenção qualificada além de saber gerir muito bem o como essas máquinas vem sendo utilizadas, tanto as condições de trabalho como as horas trabalhadas.
Outro ponto, é a propriedade ter posse dos manuais dos equipamentos e circuitos, tendo em vista que as operações de manutenção são especificadas pelo fabricante/marca.
Para uma manutenção de qualidade, é importante que na propriedade haja também um almoxarifado organizado e com ferramentas capazes de realizar a manutenção de suas máquinas agrícolas.
Além disso, uma prática bem empregada para maximizar a eficiência das manutenções é a utilização de checklist. Ferramenta que assegura todas as verificações, permitindo o controle histórico das condições das máquinas e implementos.
FONTE: Manutenção de Máquinas Agrícolas: saiba qual a Importância. My Farm,2022. Disponível em: https://www.myfarm.com.br/manutencao-maquinas-agricolas/. Acesso em: 15 de dezembro de 2022